UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/03/2010 - 11h58

Receita facilita declaração com manual sobre o IR 2010

SÃO PAULO – Para facilitar a vida do contribuinte, a Receita Federal do Brasil disponibilizou, nesta segunda-feira (1), link específico sobre a temporada 2010 da Declaração de Ajuste Anual.

O menu é dividido em quatro partes, envolvendo Declaração, Pagamento, Situação da declaração e Restituição.

Em Declaração, por exemplo, o contribuinte pode fazer o download dos programas necessários para preenchimento e envio da declaração e ainda encontra informações sobre novidades, obrigatoriedade, formas de declaração, prazos etc.

Em Pagamento, é possível emitir Darf, ter informações sobre Débito Automático, Calendário de Pagamento de Cotas e Instruções para pagamentos em atraso.

Concentrar informações

Segundo a coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal, Maria Helena Cotta Cardozo, a ideia é concentrar todas as informações sobre Imposto de Renda e não deixá-las dispersas pelo site da Receita Federal.

Para ela, as informações no modelo antigo concentravam o contribuinte só na declaração e, como os erros são inevitáveis, agora será possível acompanhar o andamento da declaração e consertar os erros mais rapidamente, de modo a não cair na malha fina.

“No ano passado, 63% saíram [da malha fina] depois de terem feito retificações ao constatar algum tipo de erro. Essas ferramentas são um novo modelo para que ele possa entregar e acompanhar todo o processo, resolver suas pendências", disse, de acordo com a Agência Brasil.

O novo modelo de atendimento da Receita Federal pretende trazer mais transparência e permitir que o cidadão seja mais ativo, fazendo a regularização da declaração, e menos passivo no relacionamento com o Fisco.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host