UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

08/03/2010 - 14h10

Carga tributária de presentes para o Dia da Mulher pode chegar a 78%

SÃO PAULO – Nesta segunda-feira (8) comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Para aqueles que pretendem fazer desta data um dia especial, presentes são bem-vindos. Porém, antes de escolher um, é bom saber que, nem neste dia, o Leão dá folga e os tributos em itens tipicamente femininos podem chegar a 78,43%.

Esse percentual está embutido no preço final de um perfume importado. Para quem decidir dar uma joia de presente a uma mulher especial, saiba que 50,44% do valor total pago refere-se a tributos, de acordo com dados do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).

Outros itens também estão na lista do Leão. No preço de um simples buquê de flores, por exemplo, estão embutidos tributos que chegam a representar 17,71% do valor do presente.

Presentes para uma mulher

Nem para presentear aquela mulher especial dá para escapar da mordida do Leão. Por isso, para não levar nenhum susto neste dia, veja na tabela abaixo o quanto os tributos representam em alguns produtos:

Carga Tributária nos produtos e serviços para o Dia das Mulheres
Produto Percentual de tributos
Água de Colônia (nacional) 50,38%
Almoço em restaurante 32,31%
Jantar em restaurante 32,31%
Buquê de flores 17,71%
Jóias 50,44%
Perfume importado  78,43%
Perfume nacional 69,13%
Roupas 34,67%
Vinhos 52,50%
 

Fonte: IBPT

* Dados constantes no Estudo sobre o Verdadeiro Custo da Tributação Brasileira, publicado em maio de 2008


 

Entendendo a tributação

Segundo o instituto, entre os principais tributos que oneram o preço final dos produtos e serviços, está o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), cujas alíquotas variam conforme o Estado e o produto ou serviço.

Além do imposto estadual, há ainda as contribuições federais ao PIS (Programa de Integração Social), incidente sobre o faturamento das empresas, à Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), que também incide sobre o faturamento das empresas, e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host