UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

08/03/2010 - 13h06

Estudo revela quem são as mulheres brasileiras

SÃO PAULO – Sofisticadas, prósperas, modernas e, ao mesmo tempo, tradicionais. Influentes, as mulheres buscam cada vez mais uma vida estável e com qualidade. Para isso, vêem na educação um dos pilares para o seu crescimento profissional, financeiro e pessoal. Essas são as principais conclusões de um estudo realizado pela Serasa Experian que utilizou dados da pesquisa Mosaic Brasil para revelar quem são, como vivem e do que gostam as mulheres do País.

O Mosaic identificou que a população é dividida em dez grupos: o dos Ricos, sofisticados e influentes; Prósperos moradores urbanos; Assalariados urbanos; Empreendedores e comerciantes; Aspirantes Sociais; Periferia jovem; Envelhecendo na periferia; Aposentadoria Tranquila; Envelhecendo no interior; e Brasil rural.

De acordo com o levantamento da Serasa, as mulheres lideram dois, dos três grupos mais abastados da população – o dos Prósperos Moradores Urbanos, com 75% de presença feminina; e Aposentadoria dos Sonhos, com 54% da presença das mulheres. Porém, são nos subgrupos que as mulheres se destacam.

Prósperas e com aposentadoria tranquila

Segundo o estudo, dentro do grupo Prósperos Moradores Urbanos, as mulheres lideram no segmento Prósperos e Tradicionais, que reúne mulheres maduras, com alto grau de instrução e ótima renda. Do total de pessoas que pertencem a esse segmento, 60% são mulheres.

Também no segmento Empregos Estáveis, dentro do grupo Prósperos Moradores Urbanos, que reúne profissionais de grandes cidades, com carreiras estáveis, bons salários e que recorrem ao crédito com frequência, elas lideram, com 59% de representatividade.

O segundo grupo onde as mulheres têm mais participação (Aposentadoria dos Sonhos) reúne aquelas que possuem uma ótima situação financeira e que desfrutam de uma melhor idade confortável. Ao todo, 1,1 milhão de mulheres pertencem a esse grupo.

Minoria

Embora não sejam maioria, as mulheres têm representatividade significativa dentro do grupo Ricos, Sofisticados e Influentes. Esse grupo representa 1,86% da população e soma 2,5 milhões de pessoas. Desse total, elas são 1 milhão.

Considerando as mulheres dentro do grupo Assalariados Urbanos, elas têm boa representatividade no segmento Antigos Moradores – mulheres com muitos anos de profissão e já próximas de suas aposentadorias. Elas representam 52% do total desse segmento e possuem renda superior à média nacional.

Sobre a pesquisa

O estudo especial Serasa Experian – Dia Internacional da Mulher foi realizada com base nas informações do Mosaic Brasil, aliadas com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host