UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

08/03/2010 - 09h03

Vacinação contra Gripe A começa nesta segunda

SÃO PAULO – Começa nesta segunda-feira (8) a campanha de vacinação contra a Gripe A (influenza H1N1), popularmente conhecida como gripe suína. A vacinação seguirá até o dia 21 de maio deste ano.

Profissionais da saúde e indígenas serão os primeiros a serem imunizados contra a doença em quaisquer postos de saúde do País. Para esse grupo, vacinação segue até o dia 19 de março, de acordo com a Agência Brasil. 

Calendário

A partir do dia 22 deste mês, serão vacinados gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos, até o dia 2 de abril. Do dia 5 de abril ao dia 23 do mesmo mês, jovens com idade entre 20 a 29 anos é que devem passar nos postos de saúde para receber a vacina.

Idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas serão vacinados entre os dias 24 de abril e 7 de maio e pessoas com idade entre 30 e 39 anos será imunizadas entre os dias 10 e 21 de maio.

Esse grupo não estava incluído entre as pessoas que receberiam a vacina. Porém, em fevereiro, o ministério da Saúde resolveu incluí-los porque o órgão adquiriu um número maior de vacinas do que o previsto.

“Em novembro, quando fizemos a compra da vacina, houve um aumento de oferta no mercado internacional. Sobrou vacina e pudemos ter acesso a um número de doses maior”, explicou na época do anúncio o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. “Vamos ter estoque estratégico, monitorando o que vai acontecer durante o processo para tomar outras medidas”, acrescentou.

A expectativa é imunizar 91 milhões de pessoas. As doses extras serão reservadas para necessidades que surgirem durante o inverno.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host