UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/03/2010 - 14h00

CVM revela taxas de administração de até 11% em fundos de investimento

SÃO PAULO – A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) tem investigado as taxas de administração cobradas em fundos de investimento e percebeu abusos por parte das instituições financeiras.

Por meio da Superintendência de Relações com Investidores Institucionais, a investigação chegou a três fundos que cobravam dos investidores uma taxa de administração entre 8% e 11% ao ano em 2009. O nome das instituições, por sua vez, não podem ser revelados.

A CVM disse que as taxas de administração são definidas pelo mercado, por isso não há tabelamento. Porém, existe um problema quando os fundos transmitem a ideia de que o retorno é uma promessa.

Taxas de administração

Para se ter uma ideia de como são altas essas taxas de administração praticadas, dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) mostram que, em janeiro de 2010, a maior taxa média praticada era dos fundos de curto prazo, com 2,80% ao ano.

Em seguida estavam os fundos de ações, com taxa de 2,25% ao ano, seguidos dos multimercados (1,49%), cambiais (1,11%), referenciado DI (0,92%) e renda fixa (0,91%).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host