UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/03/2010 - 09h18

Pedido de visto para os EUA será feito via internet a partir do dia 15

SÃO PAULO – Para agilizar os processos de pedidos de vistos de brasileiros que pretendem ingressar nos Estados Unidos, a Embaixada do país no Brasil disponibilizará, a partir do dia 15 de março, um novo formulário, totalmente eletrônico.

O DS-160 deve substituir os modelos atuais (DS-156, 157 e 158), tornando-se obrigatório a partir do dia 5 de abril, de acordo com a Agência Brasil. O novo modelo permite incluir fotos e estará disponível no site da www.visto-eua.com.br.

Cabe ressaltar que o novo formulário não mudará o restante do processo para obter o visto. Dessa forma, os brasileiros ainda precisam agendar as entrevistas e pagar as taxas habituais.

Procedimento

De acordo com a Embaixada, pesquisas indicam que nos países onde se utiliza o DS-160 a satisfação dos usuários é maior, se comparada ao sistema antigo.

Para obter o visto, os brasileiros devem preencher o formulário dois dias antes da entrevista. Após o preenchimento, a pessoa receberá a confirmação com um código de barras, que deverá ser apresentado no dia da entrevista.

Visto de cinco anos

O prazo de validade dos vistos de brasileiros para os Estados Unidos pode ser ampliado de cinco para dez anos. A medida já foi aprovada pelo Congresso Nacional, bastando, agora, a sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A proposta de alterar o prazo de validade dos vistos de permanência de brasileiros nos Estados Unidos e de cidadãos norte-americanos no Brasil é fruto de acordo entre os dois países. A proposta foi aprovada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. 

Para vigorar, o Congresso norte-americano também deve ratificar o acordo.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host