UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/03/2010 - 11h52

Taxa de juros do Fies cai pela segunda vez no ano para contratos antigos e novos

SÃO PAULO – A taxa de juros do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) diminuiu de 3,5% para 3,4% ao ano. A mudança vale tanto para novas contratações quanto para o saldo devedor de contratos antigos.

O programa, que permite aos universitários financiarem os estudos em curso superior de instituições particulares, já havia reduzido os juros em janeiro, de 6,5% para 3,5% ao ano. O processo de seleção pode ser feito tanto pela CEF (Caixa Econômica Federal) quanto pelo Banco do Brasil.

Outras mudanças

Além disso, o prazo para pagamento do saldo devedor também será ampliado. Antes, o estudante tinha o período equivalente a duas vezes o tempo do curso para quitar o débito, e agora, serão três. Logo, quem fizer um curso com duração de quatro anos terá doze anos para quitar o financiamento.

Os estudantes de medicina e de cursos de pedagogia ou licenciatura poderão pagar sua dívida por meio da prestação de serviços. De acordo com a lei, será abatido 1% da dívida a cada mês trabalhado, caso eles optem por atuar como professores da rede pública de educação básica ou como médicos no programa Saúde da Família.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host