UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/03/2010 - 11h06

Contratos antigos do Fies terão redução retroativa na taxa de juros

SÃO PAULO – A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou a redução retroativa de juros do Fies (Financiamento Estudantil). Essa foi uma das três emendas ao projeto de lei que altera regras do programa, segundo informações da Agência Senado.

A partir de agora, sempre que o governo autorizar a redução da taxa de juros incidente sobre os contratos do Fies, o saldo devedor dos contratos antigos também será beneficiado automaticamente. O Fies permite que estudantes universitários financiem as mensalidades da faculdade particular, com condições especiais.

Juros em queda

Apenas neste ano, a taxa de juros do Fies foi reduzido duas vezes. A primeira, em janeiro, diminuiu de 6,5% para 3,5% ao ano. Em março, dos 3,5%, a taxa caiu para 3,4% acompanhando, segundo o governo, a redução das taxas de juros na economia brasileira.

Outra emenda aprovada estabelece que a Caixa Econômica Federal promova uma fase de pré-aprovação de crédito dos estudantes interessados em aderir ao Fies. A outra mudança aprovada suspende a incidência de juros sobre a dívida enquanto o estudante estiver desempregado, usufruindo do benefício do seguro-desemprego.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host