UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/03/2010 - 11h19

Sem ânimo para começar sua declaração de IR? Organize-se

Infomoney

SÃO PAULO - A correria da semana é pesada. Só de pensar que você precisa fazer sua declaração de Imposto de Renda, cuja temporada começou em 1º de março, já lhe dá uma irritação. Ainda mais se você só pode contar com o sábado ou domingo, por causa da falta de tempo.

Pois, para os marinheiros de primeira viagem, ou para os ansiosos, um lembrete: tendo as informações em mãos, o preenchimento costuma ser bastante tranqüilo, salvo os casos especiais, que geram um pouco mais de dúvida.

Organize-se!
A dica é, portanto, realizar o trabalho em duas etapas. Caso não tenha toda a papelada em mãos (comprovantes de rendimento, declarações bancárias, notas de despesas, entre outros documentos), reserve um dia para essa tarefa.

Se sua intenção é preparar a declaração por meio eletrônico, aproveite também o dia para baixar os programas da Receita, tanto para preenchimento quanto para entrega (ReceitaNet).

O dia seguinte
Na etapa seguinte, tudo será mais fácil! Seguindo passo a passo as orientações ao longo do preenchimento, você muito possivelmente não encontrará dificuldades.

Mas não se empolgue com a facilidade: antes de entregar sua declaração, procure conferi-la com atenção, confrontar dados e observar se utilizou todas as alternativas possíveis de deduções.

Outra dica: o programa da Receita Federal lhe oferece a possibilidade de, ao final, verificar se há erros ou pendências em sua declaração.

Abra cada item sinalizado e identifique a observação apontada. Nem sempre o item indicado representa problemas para a entrega, mas vale a pena zerar tudo. Bom preenchimento!

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host