UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/03/2010 - 17h00

Confira a agenda do investidor para a penúltima semana de março

SÃO PAULO - Dentro da agenda para a penúltima semana de março, as atenções se voltam para a divulgação da terceira prévia do PIB (Produto Interno Bruto) norte-americano, além de dados do setor imobiliário.

No front doméstico, destaque para a divulgação da ata do Copom, com os investidores atentos aos sinais dados pelo colegiado quanto ao monitoramento do avanço da inflação.

> Segunda-feira (22/3)

- Brasil

8h00 - A FGV (Fundação Getulio Vargas) divulga o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) do segundo decênio de março, que é bastante utilizado pelo mercado, e retrata a evolução geral de preços na economia.

8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

10h00 - O BC divulga a Nota do Setor Externo de fevereiro, contendo informações sobre o balanço de pagamentos e as reservas internacionais computadas no período.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

- EUA

Não serão divulgados indicadores relevantes no país neste dia.

> Terça-feira (23/3)

- Brasil

8h00 - A FGV anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à terceira quadrissemana de março. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

9h00 - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15) de março. Esse índice é calculado segundo a mesma metodologia do IPCA, mas a coleta dos dados é feita entre os dias 15 de cada mês.

9h30 - O instituto ainda divulga o IPCA - E entre janeiro e março, que mede a inflação ao consumidor de forma aproximadamente contínua, baseando sua referência nos trimestres.

10h00 - O Banco Central reporta a Nota de Política Monetária de fevereiro, que traz estimativas sobre a base monetária, os empréstimos de bancos privados e o total de empréstimos no mercado financeiro.

- EUA

11h00 - A Federal Housing Finance Agency apresenta o House Price Index de janeiro, que mensura o preço cobrado pelas hipotecas às famílias norte-americanas baseando-se pelos dados divulgados pelas agências Fannie Mae e Freddie Mac.

11h00 - Sairá o Existing Home Sales referente ao mês de favereiro. O índice é responsável por medir as vendas de casas usadas no país.

> Quarta-feira (24/3)

- Brasil

10h00 - O Banco Central publica a Nota de Mercado Aberto de fevereiro, um relatório sobre as operações financeiras realizadas no mercado aberto pela instituição monetária.

- EUA

9h30 - O Departamento de Comércio do país revela o Durable Good Orders de fevereiro, que avalia o volume de pedidos e entregas de bens duráveis no período.

11h00 - Será divulgado o New Home Sales, índice que mostra o número de casas novas com compromisso de venda realizado durante o mês de fevereiro.

11h30 - Confira o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O documento é considerado uma importante medida, já que os EUA são o maior consumidor do combustível.

> Quinta-feira (25/3)

- Brasil

7h00 - A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) apresenta o IPC referente a terceira quadrissemana de março. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

8h00 - A FGV publica a Sondagem do Consumidor de março. O indicador é compilado com base em uma amostra de mais de 200 domicílios em sete das principais capitais brasileiras.

8h30 - Será divulgada a ata do Copom.

9h00 - O IBGE reporta a Pesquisa Mensal de Emprego referente ao mês de fevereiro, documento que descreve o mercado de trabalho no País.

- EUA

9h30 - Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

> Sexta-feira (26/3)

- Brasil

Não haverá indicadores relevantes no País neste dia.

- EUA

9h30 - O Departamento de Comércio revela a terceira prévia do PIB e de seu deflator, todos baseados no quarto trimestre.

10h55 - A Universidade de Michigan publica a versão final do Michigan Sentiment de março, que mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana.

Como começa a semana subsequente?

> Segunda-feira (29/3)

- Brasil

8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente ao mês de fevereiro, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

- EUA

9h30 - Ênfase para os índices Personal Income e Personal Spending do mês de fevereiro, que avaliam a renda individual dos cidadãos norte-americanos e os gastos dos consumidores, assim como para o núcleo do PCE, medida de inflação mais acompanhada pelo Fed.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host