UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/03/2010 - 08h41

Confiança do consumidor tem alta de 0,6% entre fevereiro e março

SÃO PAULO - A confiança do consumidor apresentou alta de 0,6% entre fevereiro e março deste ano, passando de 110,2 pontos para 110,9 pontos, segundo dados do ICC (Índice de Confiança do Consumidor), medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

De acordo com a instituição, o resultado foi influenciado principalmente pelo avanço do Índice de Expectativas, que após três meses consecutivos de queda teve aumento de 2,13%, saindo de 103,2 pontos para 105,4 pontos. O Índice de Situação Atual, por sua vez, registrou o segundo recuo seguido, de 1,54%, atingindo 121,5 pontos neste mês.

Compra de bens duráveis

Dentre os quesitos que compõem o ICC, a intenção de compras de bens duráveis apresentou melhora e foi a que mais contribuiu para a evolução positiva do índice no mês de março, com alta de 4,2%. A proporção dos que pretendem comprar mais nos próximos seis meses passou de 9,5% para 11,6%, enquanto que a parcela que pretende comprar menos diminuiu de 31% para 29,8% no período.

No que diz respeito à situação financeira da família, no terceiro mês do ano, a proporção daqueles que acreditam que haverá melhora nos próximos seis meses passou de 28,7% para 29,4%. Já a proporção daqueles que creem em piora saiu de 3,7% para 3,8%.  

Sobre a pesquisa

A Sondagem de Expectativas do Consumidor leva em consideração os seguintes quesitos: situação econômica do País, da família, do orçamento doméstico, do grau de dificuldade de encontrar trabalho e intenções de compras de bens de alto valor.

O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 22 de março em mais de dois mil domicílios nas sete principais capitais brasileiras.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host