UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/03/2010 - 10h45

Maioria dos investidores aposta em bom desempenho do setor de mineração

SÃO PAULO – Apesar dos tropeços nesse início de ano, o mercado é quase unânime ao afirmar que o Ibovespa segue firme em sua tendência de alta para 2010. A volatilidade, que deve continuar a atrapalhar o desempenho do índice, deve amenizar os ganhos, mas provavelmente não deve impedir que o principal índice da bolsa brasileira encerre 2010 com saldo positivo.

Assim, no mesmo caminho das projeções para a economia do País, as perspectivas para o mercado de renda variável brasileiro seguem positivas – com a ressalva de que os ganhos podem não ser tão expressivos quanto em 2009, e que a performance não será necessariamente positiva em todos os setores.

Sendo assim, qual é o melhor veículo para tentar capturar a tendência de alta da bolsa? Para responder essa pergunta, a InfoMoney fez uma enquete com seus usuários, perguntando “Empresas de quais setores mostrarão melhor desempenho na Bolsa até o fim do ano?”. As vencedoras, com folga, foram as mineradoras, que receberam 29,92% dos 3.539 votos.

Minério de ferro e Vale

As boas perspectivas para a Vale (VALE3, VALE5) em 2010 têm peso considerável na aposta dos investidores no setor de mineração. Os fundamentos sólidos da empresa, combinados com a liquidez dos ativos, estão por trás de parte dessa preferência. Entretanto, o foco de analistas e investidores parece ser outro: as perspectivas de reajuste no preço do minério de ferro.

Os últimos rumores dão conta de um reajuste de mais de 100% nos preços do minério de ferro, o que seria bastante positivo para a Vale, segunda maior mineradora do mundo. Uma mudança na maneira de negociações do preço do minério – que passariam a ser trimestrais, e não mais mensais, como atualmente – também está sendo mencionada pelo mercado, e também teria impacto positivo nos ativos das mineradoras na opinião dos analistas.

A mudança impactaria de maneira positiva também os ativos de outras empresas do setor – como a MMX (MMXM3), do empresário Eike Batista. Vale lembrar que, também por conta da alta do minério de ferro, as perspectivas para a MMX, outra grande mineradora do índice, são bastante positivas. Estas ações acumulam alta de 33,8% no ano, destaque de 2010 entre as integrantes do Ibovespa.

Outros setores

Além das mineradoras, os investidores também esperam um bom desempenho das construtoras e companhias do setor de Petróleo e Gás. Confira abaixo o resultado completo da enquete.

 Empresas de quais setores mostrarão melhor 

desempenho na Bolsa até o fim do ano?  
  Votos     Percentual  
Mineração 1059  29,92%
Construção 646 18,25%
Petróleo e Gás 618 17,46%
Consumo doméstico 394 11,13%
Financeiro 286 8,08%
Energia elétrica 257 7,26%
Telecomunicações 89 2,51%
Logística 82 2,32%
Outros 108 3,05%

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host