UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/03/2010 - 12h52

Oferta de crédito ao consumidor pode aumentar no segundo trimestre

SÃO PAULO – A oferta de crédito para os consumidores pode aumentar no segundo trimestre deste ano. De acordo com Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial, divulgada nesta quinta-feira (25), 66% das instituições financeiras acreditam em aumento da oferta.

Segundo o indicador, 31% dos empresários dessas instituições acreditam em manutenção da oferta, na comparação com os primeiros três meses deste ano e apenas 3% apostam em queda no período.

Considerando a oferta de crédito para as empresas, 49% dos empresários consultados pela Serasa acreditam que deve haver manutenção e outros 48% apostam em aumento no segundo trimestre deste ano.

Condições de crédito

Para os empresários, nada vai mudar com relação as condições de crédito nos próximos três meses. Segundo a pesquisa, 54% dos executivos entrevistados acreditam que limites, prazos e encargos permanecerão os mesmos, 31% acreditam em melhora e outros 15%, em piora.

As grandes empresas são as mais otimistas quanto às condições para obter crédito, já que 34% acreditam em melhora, contra 33% dos empresários de empresas de médio porte e 30% dos empresários de empresas de pequeno porte.

Considerando os setores, o de Serviços é o mais otimista, pois 31% dos empresários acreditam em melhoria nas condições de crédito e 54% acreditam que nada vai mudar.

No Comércio, 31% acreditam em melhora e 54%, em manutenção das condições. Na Indústria, 30% esperam melhora e 52% acreditam em manutenção das condições no segundo trimestre.

Na análise por região, a Norte é a mais otimista, pois 69% acreditam em manutenção das condições e 25%, em melhora. No Centro-Oeste, 60% apostam que as condições serão as mesmas e outros 29% acreditam em melhora, ao passo que, na região Sudeste, 56% acham que deve haver manutenção, contra 29% que esperam melhora.

No Sul, 50% dos empresários apostam que as condições serão as mesmas no segundo trimestre deste ano e 33% apostam em melhora. Já na região Nordeste, 49% acreditam na manutenção e 36%, na melhora.

Sobre a pesquisa

A pesquisa da Serasa Experian foi realizada entre 3 e 9 de março deste ano, com 1.010 executivos (presidentes, diretores e economistas-chefes) das empresas representativas dos setores da indústria, comércio, serviços e instituições financeiras.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host