UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/03/2010 - 08h45

Deputados querem reajuste maior para aposentadorias acima de um salário mínimo

SÃO PAULO – O reajuste para os aposentados que recebem mais de um salário mínimo já foi concedido neste ano, por meio da MP 475, que ainda aguarda aprovação. Mas parlamentares da base governista da Câmara dos Deputados ainda tentam acordo para que os valores sejam aprovados com um reajuste maior.

“Sou favorável à negociação”, afirmou, de acordo com a Agência Brasil, o líder do Governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), que também é relator da Medida Provisória que reajustou os benefícios em 6,14% desde 1º de janeiro deste ano.

De acordo com o parlamentar, um novo acordo deve ser votado nos próximos dias, após negociações sobre um novo índice de reajustes dos benefícios.

Reajuste

O reajuste deste ano levou em conta a inflação do ano anterior mais 50% do PIB (Produto Interno Bruto). Agora, alguns parlamentares defendem um índice que leve em conta a inflação mais 80% do PIB. Há emendas que propõem considerar 100% do PIB mais a inflação.

Essa proposta, de acordo com Vaccarezza, é defendida por parlamentares do PDT, PCdoB e do PTB, que formam a base aliada do Governo. Segundo o parlamentar, a base busca um consenso junto ao Governo e lideranças sindicais.

Ainda de acordo com a Agência Brasil, parlamentares também apresentaram emendas a MP, propondo uma correção para as aposentadorias acima de um mínimo equivalente à concedida ao salário mínimo.

 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host