UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

31/03/2010 - 15h45

Brasileiro está mais otimista quanto a seu próprio endividamento

SÃO PAULO - No primeiro trimestre do ano, o brasileiro está mais otimista em relação ao endividamento futuro, de acordo com o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta quarta-feira (31) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O índice que mede o endividamento atingiu 111,8 pontos neste trimestre. Na comparação com o quarto trimestre de 2009, quando o índice registrou 107,2 pontos, houve alta de 4,3%. Já em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 101,1 pontos, a evolução foi de 10,6%.

Uma pontuação acima de 100 significa otimismo e, abaixo, pessimismo.

Perspectivas

Questionados sobre qual a expectativa para os próximos meses, em relação ao seu próprio endividamento, 41% dos consumidores afirmaram que terão o mesmo número de dívidas dos últimos três meses, de acordo com a tabela abaixo:

Expectativas do endividamento

para os próximos três meses
Item Respostas
Muito mais endividado 5%
Mais endividado 21%
Mesmo número de dívidas de três meses atrás 41%
Menos endividado 31%
Muito menos endividado 2%

Fonte: Inec/CNI



O Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional, conduzida pelo Ibope com 2.002 pessoas. A pesquisa tem periodicidade trimestral e foi realizada entre os dias 6 e 10 de março, para esta última edição.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host