UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

31/03/2010 - 14h30

Montadoras comemoram vendas no último fim de semana de IPI reduzido

SÃO PAULO – As vendas de automóveis no último fim de semana com IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido superaram as expectativas das montadoras e, conforme já divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), março deve registrar recorde nas vendas de veículos.

Com relação ao cenário pós-IPI reduzido, as marcas ainda preferem não se manifestar. Mas a volta da alíquota deve ser repassada para a tabela e o consumidor sentirá aumentos nos preços dos veículos nas próximas semanas.

A Fiat, por meio de sua assessoria de imprensa, acredita nisso. Para a marca, abril será um mês de acomodação e a procura dos consumidores por um carro zero será “naturalmente menor”. Mesmo porque, com o benefício fiscal, muitos anteciparam a compra do veículo.

De acordo com uma fonte do setor automobilístico, apenas neste último dia de imposto menor, devem ser vendidas 20 mil unidades de comerciais leves e automóveis em todo o País.

Vendas

O consumidor não quis esperar para ver o que aconteceria depois do fim do IPI reduzido e foi às concessionárias das marcas garantir um zero quilômetro. A Honda, por exemplo, registrou vendas 20% mais elevadas no último fim de semana, se comparadas com as dos outros finais de semana do ano.

“Consideramos que esse seja o impacto somado de dois grandes benefícios percebidos pelo consumidor, o fim iminente da redução do IPI e as oportunidades de financiamento que se apresentam convidativas”, afirmou a marca, por meio de nota.

A Fiat vendeu 7 mil veículos apenas nos dias 27 e 28 de março. Embora não forneça o comparativo, a marca afirma que o número superou as expectativas. Considerando o trimestre deste ano, a Fiat vendeu de 10% a 15% a mais, na comparação com o mesmo trimestre de 2009.

A General Motors também não confirma números, mas afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as vendas dos últimos dias têm ficado acima da média e das expectativas da marca.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host