UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

31/03/2010 - 09h41

Preço é o fator que mais influencia na hora das compras, aponta Fecomercio

SÃO PAULO - Na hora de comprar um produto, o fator que mais influencia é o preço, segundo pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Rio de Janeiro).

De acordo com o estudo, 53% dos entrevistados levam em conta o valor do produto na hora em que vão às compras.

Já a qualidade, que vem em segundo lugar, influencia 39% dos consumidores na compra de um produto, seguida por marca (5%), conforto (2%) e moda (1%).

Classes

O preço exerce mais influência sobre a classe DE, sendo que 64% dessa parcela da população considera o valor dos produtos na hora das compras. Na classe C, 51% das pessoas são influenciadas pelo preço e na AB, 35%.

Quando levado em conta o quesito qualidade, os entrevistados da classe AB (55%) são os que mais consideram o item quando vão comprar algum produto. A classe C vem em seguida, com 40% e, na classe DE, 28% são influenciados pela qualidade do produto quando compram algo.

A marca de um produto é um fator que influencia 7% das pessoas da classe AB e 5% das classes C e DE. Já o conforto é levado mais em conta pelas classes C (2%) e DE (2%) do que pela A (1%).

Apenas a classe C (1%) é influenciada pela moda, enquanto apenas a classe AB é influenciada pela inovação (2%) e pelo incentivo do governo (1%), quando vão comprar um produto.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host