UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

31/03/2010 - 15h16

Taxas de IPVA e preços de seguro podem aumentar, com fim do IPI

SÃO PAULO - As taxas de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e os seguros de automóveis devem sofrer acréscimos de preços, com o fim do benefício do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para automóveis.

Isso porque, segundo explica o gerente comercial da Honda Niponsul em Curitiba, Pedro Colares, tanto o imposto como o seguro são calculados com base no valor de mercado pago pelo automóvel.

“Além do valor total do veículos que volta a ter cobrança normal do IPI, as taxas do IPVA e do seguros de automóvel também sofrem acréscimos, que podem chegar a 5% do valor total da compra”, disse.

IPI

Após um ano e três meses, termina nesta quarta-feira (31) a redução da alíquota de IPI (para automóveis. O incentivo, implantado por conta do período mais crítico da crise econômica mundial, aqueceu a indústria automobilística do país, uma das mais atingidas pela turbulência. E fez com que o segmento registrasse números recordes de vendas.

Em 2009, por exemplo, o setor fechou com 3 milhões de vendas, de acordo com dados da Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host