UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/04/2010 - 17h08

Remédios patenteados representam 10% dos gastos dos brasileiros

SÃO PAULO - Os remédios patenteados representam menos de 1% do consumo no Brasil e mais de 10% dos gastos com medicamentos, concluiu o estudo Medicamentos com Patentes de Moléculas no Brasil, publicado nesta quinta-feira (1), pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Quando se trata de medicamentos genéricos, eles representam aproximadamente 13% do consumo e menos de 8% dos gastos.

No total dos gastos dos brasileiros com medicamentos, a participação dos produtos patenteados é 40% superior à dos gastos com medicamentos genéricos.

"Podemos concluir que a política nacional de incentivo aos medicamentos genéricos tem contribuído para a existência de medicamentos com preços mais acessíveis para a população", afirmou o chefe do núcleo de regulação econômica da Anvisa, Pedro Bernardo.

Internacional

Comparando os preços dos medicamentos patenteados no Brasil com os da Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália e Portugal, os dados apontaram que, desde 2004, o número de medicamentos com menor preço subiu 38,8 pontos percentuais, indo de 12,7% para 51,5%.

De acordo com Bernardo, a queda nos preços em relação ao mercado internacional pode ser consequência da regulação do preço dos medicamentos no Brasil.

"A publicação da resolução que define os preços de produtos novos e novas apresentações contribuiu para a queda dos preços dos medicamentos patenteados no Brasil", explicou Bernardo.

Patentes

Existem 96 medicamentos com fórmulas patenteadas, que são comercializados por 25 laboratórios. As fórmulas representam mais de 300 apresentações de medicamentos e geraram, em 2008, um faturamento de R$ 3,1 bilhões para a indústria.

Dessas 96 fórmulas com direito a registro no Brasil, uma é resultado de pesquisa brasileira. "Esse dado demonstra a necessidade de consolidação do complexo industrial da saúde, por meio do incentivo da indústria farmacêutica nacional", concluiu o chefe do núcleo de regulação econômica da Anvisa.

Pesquisa

A pesquisa Medicamentos com Patentes de Moléculas no Brasil foi realizada no ano passado, baseada em informações de comercializações de medicamentos no banco de dados da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, referentes ao ano de 2008.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host