UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/04/2010 - 12h10

Vale: nova precificação leva analistas da Ágora a elevar preço-alvo

SÃO PAULO – A confirmação pela Vale (VALE5) de um acordo com 97% dos seus clientes para novas condições de precificação do minério de ferro, foi vista de maneira positiva pela equipe de research da Ativa e também pela Ágora, que elevou os preços alvo para as ações da empresa.

Além de reforçar sua recomendação de compra para os papéis da Vale, a Ágora corretora também elevou o preço alvo das ações ordinárias e preferenciais da companhia para R$ 87,58 e R$ 76,16, respectivamente, no final deste ano.

Reajustes

Os principais pontos destacados pelos analistas são o impacto que estes reajustes deverão trazer aos resultados da companhia no segundo trimestre deste ano, bem como a continuidade de uma política comercial mais flexível.

De acordo com a equipe de analistas da Ativa, apesar de o tamanho do reajuste médio não ter sido divulgado pela mineradora, “o fato da precificação ser baseada em referência de mercado tem implícito que o aumento dos preços irá acompanhar a evolução do spot médio no trimestre”. Considerando esta metodologia, a Ativa prevê que o reajuste dos contratos da Vale seja de 90% a 100%. A corretora manteve sua recomendação de compra para os papéis da empresa.

Por sua vez, a análise da Ágora Corretora ressalta que a mudança na metodologia de cálculo do preço do minério de ferro é uma demanda recorrente das produtoras da commodity, e que também revela uma busca de “maior equilíbrio entre os preços dos contratos de longo prazo (preço de referência) e os do mercado à vista”. Nos últimos três meses, a diferença entre os dois tipos de contrato era, em média, de 16,5%.

Reflexos

Na concepção da equipe de research da Ágora corretora, a mudança no modo como os preços do minério de ferro serão ajustados deve refletir positivamente nos resultados deste trimestre, período em que os analistas esperam que todos os contratos já estejam renegociados.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host