UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

08/04/2010 - 18h10

Estoque de veículos com IPI reduzido pode chegar a 26 mil em São Paulo

SÃO PAULO – A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos flex acabou no dia 31 de março. No entanto, ainda é possível encontrar carros com a alíquota reduzida em grande parte das concessionárias da Grande São Paulo.

De acordo com estudo da Agência MSantos, obtido com exclusividade pela InfoMoney, a média de estoque de veículos desonerados nas concessionárias paulistas é de 58 unidades por loja. “Considerando que na Grande SP operam aproximadamente 450 concessionárias, temos um estoque estimado de 26 mil unidades ainda com o IPI reduzido”, conclui o economista Ayrton Fontes, da MSantos.

De acordo com o economista, não foi possível apurar o percentual, deste estoque, que já foi emplacado pela concessionária. “Porém, baseados em algumas informações, estimamos que seja próximo a 35%”, afirma.

Última chance

Segundo o economista, para quem está interessado em comprar o carro novo, talvez essa seja a última oportunidade, já a tendência, daqui para a frente, é de aumento nos preços dos veículos.

“As montadoras aqui instaladas estão com suas margens pressionadas e tiveram um custo muito elevado para manter até agora os preços de seus veículos”, explica Fontes. “Os realinhamentos dos preços foram tímidos, não chegando a 0,5%, e os altíssimos custos de marketing dos últimos meses comprometeram mais ainda as margens, além dos aumentos dos custos de produção”, completa.

Além das margens pressionadas, de acordo com o economista, pressão maior será exercida por conta do aumento do preço do minério de ferro.

Segundo a Anfavea, o aço representa, em média, 20% dos custos de um carro. “Para a produção de um carro, é necessária 1 tonelada de aço, sendo que é utilizada 1,6 tonelada de minério de ferro e 0,6 tonelada de carvão coque para a produção de 1 tonelada de aço”, detalha o economista. “Com o preço do minério de ferro nas alturas, é fácil imaginar o que vai acontecer”, finaliza.

A pesquisa

Segundo Ayrton Fontes, a enquete foi feita com mais de 80 concessionárias da Grande São Paulo, para garantir uma base amostral confiável de 20%. De acordo com o economista, o número atual de concessionárias no Brasil é de 3.267 lojas, sendo que o estado de SP tem 900 e a Grande SP, 453.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host