UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/04/2010 - 09h42

Aumento do preço do álcool elevou consumo de gasolina em 32%, diz Petrobras

Infomoney

SÃO PAULO – O aumento do preço do álcool elevou o consumo de gasolina em fevereiro, afirmou o diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto da Costa, de acordo com a Agência Brasil.

Segundo ele, o aumento frente ao mesmo mês do ano passado foi de 32%. Costa afirmou que a elevação do preço do litro do combustível deve-se ao período de entressafra da cana-de-açúcar. Com isso, os consumidores optaram por abastecer o veículo com gasolina.

Importação

A demanda em fevereiro pelo derivado de petróleo foi tamanha que a empresa optou por importar o combustível para garantir o abastecimento.

Naquele mês, a Petrobras afirmou que a redução do percentual de álcool anidro à gasolina, de 25% para 20%, foi o principal responsável pelo aumento da demanda pelo combustível.

Por meio de nota, a empresa afirmou que estaria aproveitando as oportunidades de preços, prazos e qualidade de vários mercados para garantir o suprimento de gasolina em todo o território nacional.

Ainda de acordo com a agência, com a queda nos preços do álcool, a empresa deve suspender a importação do produto a partir de maio – o que deve elevar superávit da empresa, espera Costa.

Previsão de queda

Para a Unica (União das Indústrias de Cana-de-Açúcar), o preço do litro do etanol deve cair nas próximas semanas. Para a empresa, os aumentos verificados nos últimos dias em algumas regiões do país é apenas um “soluço” devido ao excesso de chuvas. De acordo com o Executivo da entidade, Eduardo Leão de Sousa, porém, com a normalização das condições climáticas, os preços devem recuar.

Somente em São Paulo, o preço do litro do combustível ficou 19% maior, considerando o período desde o dia 1º deste mês, segundo o presidente da Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo), José Alberto Gouveia. Segundo ele, se não chover, os preços voltarão a cair até o fim da próxima semana.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host