UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/04/2010 - 15h17

Inscrições do Fies começam nos próximos dias, afirmou Haddad

SÃO PAULO - O ministro da Educação, Fernando Haddad, informou nesta quinta-feira (15), que o período de inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) deve começar daqui a uma ou duas semanas.

O Fies permite que os universitários financiem os estudos em curso Superior de instituições particulares.. A partir deste ano, a gestão do programa, que antes era feita pela CEF (Caixa Econômica Federal), passará a ser de responsabilidade do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Em razão da demora na transferência de dados da Caixa para o FNDE, explicou Haddad, ocorreu o atraso para o início das inscrições.

Mudanças

"O problema do Fies é que, desde 1999, ele é oferecido depois do início do ano letivo. Queremos mudar essa regra. Com todos os dados, é possível oferecer o financiamento ao aluno antes mesmo da matrícula", afirmou Haddad, durante o programa Bom Dia Ministro, de acordo com a Agência Brasil.

Entre as mudanças que já vigoram no programa, estão a redução da taxa de juros para 3,4% e o aumento do tempo de carência para o pagamento da dívida.

Outra mudança é que o Banco do Brasil também será agente financeiro do programa, além da CEF.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host