UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/04/2010 - 10h30

Estigmatizado, mercado de opções segue obscuro à maioria dos investidores

SÃO PAULO – Reflexo do crescimento econômico e do amadurecimento da própria BM&F Bovespa, o mercado de ações vem ganhando popularidade no País. Antes visto como arriscado, hoje investir em ações é cada vez mais uma opção avaliada pelos brasileiros. O mesmo, no entanto, ainda não se pode dizer acerca do mercado de opções, que segue ainda obscuro para a grande maioria.

De fato, essa é uma das conclusões de enquete realizada pela InfoMoney. No total, 2.286 usuários do portal responderam à questão “como você classifica seu conhecimento sobre o mercado de opções?”. Mais de 70% responderam “nenhum” ou “conhecimento primário”.

Outros 13,39% afirmaram possuir “algum conhecimento”, fazendo operações simples no mercado de opções, ao passo que 8,53% se arriscam em estratégias um pouco mais elaboradas, tendo um nível intermediário de conhecimento. Chama a atenção a pequena porcentagem de pessoas que disseram ter “conhecimento avançado”: 7,79%.

O risco do mercado de opções

O mercado de opções enfrenta o estigma de ser de alto risco. De fato, as operações com opções podem dar origem a estratégias bastante ousadas, mas o contrário também é válido.

Aos que pouco sabem sobre esse mercado, as opções são direitos - e não obrigações - de se comprar ou vender um determinado ativo a um determinado preço, dentro de um determinado período de tempo no futuro. Ou seja, o direito pode ser exercido ou não pelo comprador, mas o vendedor de uma opção deve preencher os requerimentos contando com essa possibilidade.

Por isto, diz-se que o risco do vendedor que não possui as ações em carteira é ilimitado, uma vez que o preço de um ativo pode subir indefinidamente. Em contrapartida, a cotação de um ativo pode cair somente até zero, o que limita os riscos do comprador. Dessa forma, o mercado de opções é muito procurado também para estratégias defensivas – ou hedge.

Confira o resultado da enquete:

Como você classifica seu conhecimento sobre o mercado de opções? Votos Percentual
Nenhum conhecimento, não me arrisco nesse mercado

811

35,48%
Conhecimento primário, opero com frequência, mas somente no mercado à vista

796 34,82%
Algum conhecimento, faço operações simples que às vezes envolvem opções

306 13,39%
Intermediário, opero também opções e em estratégias um pouco mais elaboradas

195 8,53%

Avançado, utilizo constantemente opções para fazer controle de risco e volatilidade da carteira

178 7,79%

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host