UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/04/2010 - 15h31

Até 2020, 60% das conexões das famílias da classe C à internet serão banda larga

SÃO PAULO –  Até 2020, metade das famílias da classe C terá acesso à internet. Dessas, 60% farão sua conexão via banda larga. Segundo a pesquisa elaborada pelo Profuturo/FIA (Programa de Estudos do Futuro da Fundação Instituto de Administração), em 2008, apenas 7% das conexões da população nessa faixa de renda eram em alta velocidade.

O estudo mostra que, na classe A, a banda larga representava 64% das conexões em 2008, percentual que deve alcançar 99% nos próximos dez anos. Na classe B, a banda larga deve saltar dos 26% registrados em 2008 para 90% em 2020.

Nas classes D e E, a conexão em alta velocidade representará 25% dos acessos em 2020, frente a apenas 1% em 2008.

Impulsos para crescimento

"O menor custo da banda larga, impulsionado pelo Plano Nacional de Banda Larga, no qual o preço anunciado pelo governo deve custar em torno de R$ 25 e R$ 35, e o incentivo para a compra de computadores terão caráter determinante para essa expansão", declarou o coordenador do Profuturo, professor James Wright.

Wright afirma que a expansão da banda larga será revertida também em aumento do PIB brasileiro, pois a nivelação das oportunidades de negócio, trabalho e processamento de informação sem restrição geográfica podem aumentar bastante a movimentação econômica.

Tecnologias

A tecnologia que mais deve crescer no período é a conexão via cabo modem ou wireless, oferecida pelas operadoras de TV por assinatura, com 33% do mercado. Em seguida, vem a rede WiMax, ainda em fase de implantação no Brasil, a qual deve conquistar 31% dos consumidores. As redes via celular, ou móveis (3G/4G) e a conexão por rede elétrica serão a opção de 17% e 11% dos consumidores, respectivamente.

No caso específico das classes de renda inferior (C, D e E), a conexão ADSL continuará a mais popular, pois as demais – como o cabo – não alcançam boa parte dos locais onde vivem essas famílias.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host