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19/04/2010 - 08h31

DDA completa seis meses com emissão de 72,8 milhões de boletos eletrônicos

SÃO PAULO – O DDA (Débito Direto Autorizado), sistema que permite a entrega eletrônica de boletos de cobrança, completa seis meses nesta segunda-feira (19) com a marca de 3,2 milhões de clientes cadastrados.

O maior aumento ocorreu entre janeiro e março, quando o número de boletos eletrônicos aumentou 77%, chegando a 72,8 milhões, segundo dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

A entidade afirma que  continuam intensas as ações dos bancos para que os clientes cobradores, que emitem os boletos, utilizem a cobrança registrada. “O objetivo é que aumente o número de boletos eletrônicos disponíveis no DDA para a população”, afirma a Febraban.

Atualmente, são 33 os bancos que operam o DDA e que são responsáveis por 99,2% do volume de boletos emitidos no mercado.

Sem papel

O DDA foi desenvolvido para reduzir a necessidade de impressão e envio de boletos de papel. Porém, a baixa adesão do sistema pelas empresas cobradoras ainda faz com que muitos clientes pessoa física cadastrados continuem recebendo os boletos impressos pelos correios.

Em entrevista ao portal Infomoney, o diretor adjunto de serviços da Febraban, Walter Tadeu, reconhece e este é um dos problemas ainda enfrentados pelos correntistas cadastrados no DDA, mas as campanhas de conscientização devem reduzir gradualmente os boletos de papel. Além disso, problemas relacionados à falta de aviso da chegada de novos boletos em nome do cliente.

“A partir de quando o cliente se cadastra, o banco oferece ferramentas informando ao sacado eletrônico quando chegam boletos no sistema. O cliente que não estiver sendo avisado a respeito da chegada de novos boletos deve falar com a ouvidoria de seu banco para receber orientação devida”, aconselhou.

Cadastros sem aviso

Em relação às reclamações de que clientes estavam sendo cadastrados sem autorização prévia, Tadeu disse que a Febraban já apurou informações semelhantes. “Fomos verificar e vimos que em vários casos a pessoa havia se cadastrado, logo no lançamento do serviço, mas havia se esquecido”, disse Tadeu. “Nos casos ocorridos em empresas, muitas vezes, uma área havia se cadastrado, sem avisar o setor responsável. Então, o financeiro deixou de receber os boletos”, explicou.

Para usufruir do DDA, basta fazer essa opção na ferramenta na própria página do internet banking do sistema. A maioria das instituições oferecem alertas no telefone celular ou e-mail, previamente cadastrados, sobre a chegada de novos boletos.

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