UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/04/2010 - 15h01

Prefeitura de SP lança site que ajuda evitar multa por lixo colocado fora de hora

SÃO PAULO - A prefeitura da cidade de São Paulo lançou na última sexta-feira (16) uma ferramenta que agrega os serviços de busca de dias e horários da coleta domiciliar e seletiva e ainda a frequência de varrição nas vias públicas.

Dessa forma, o paulistano, além de fiscalizar os trabalhos executados pelas empresas terceirizadas e cobrar mais eficiência dos serviços, poderá se prevenir para não ser surpreendido pela multa de R$ 50 a ser aplicada para o morador que colocar o lixo com menos de duas horas de antecedência do horário determinado.

Como funciona?

Anteriormente, as informações sobre a coleta estavam disponíveis apenas nos sites das concessionárias, e a frequência da varrição, no Portal da Prefeitura. Agora, com a nova ferramenta, os dois serviços estão concentrados no banner “Zeladoria da Cidade – Limpeza de Ruas” na home da prefeitura de São Paulo (www.prefeitura.sp.gov.br).

Para acessar o serviço, as pessoas deverão colocar o nome ou CEP da rua, e o resultado de cada serviço solicitado aparecerá logo abaixo. Para melhor visualização, aparecerá um mapa indicando o endereço informado.

Além disso, no site haverá informações de como a pessoa pode solicitar os serviços de limpeza, denunciar irregularidades e fazer sugestões.

Multa

Definida pela Lei 13.478 de 2002, a multa para quem colocar lixo na rua fora do horário de coleta ainda não está em vigor. Isso porque, segundo informações da assessoria de imprensa da Limpurb, a ferramenta que permite a busca do dia e da hora da coleta de lixo ainda está em fase de testes, sendo monitorada diariamente para aperfeiçoamento das informações e correção de possíveis falhas.

Passado este período, contudo, de acordo com a lei, se o morador colocar o lixo na rua com antecedência maior de duas horas ao horário previsto para a coleta regular do período diurno, ou antes das 18h, nas hipóteses em que a coleta seja feita à noite, a multa será de R$ 50.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host