UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/05/2010 - 13h15

Seguro-fiança ganha espaço como garantia na hora de alugar imóvel

SÃO PAULO – O seguro-fiança cresce como alternativa de garantia a quem quer alugar um imóvel, embora o uso do fiador ainda seja maior.

“É uma modalidade que vem crescendo, nos últimos dois anos, devido ao constrangimento de solicitar fiança a uma pessoa. O futuro inquilino gradativamente vem buscando alternativas de garantias para evitar esse desconforto”, afirmou o diretor de Locações da Auxiliadora Predial, César Gimenez. Na imobiliária gaúcha, o seguro-fiança representa 25% dos sete mil contratos de locação.

Na cidade de São Paulo, o seguro-fiança já é responsável por 23,41% dos contratos, segundo dados de fevereiro do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), enquanto que, em dezembro, a proporção era de 17,19%.  

Fiador x seguro-fiança

O fiador é uma pessoa que se corresponsabiliza pelo aluguel do imóvel, podendo ser procurado em caso de inadimplência. O seguro-fiança, por sua vez, funciona como qualquer outra modalidade deste mercado, o que significa que, na ocorrência do sinistro – que é o não-pagamento do aluguel -, a seguradora indeniza o proprietário do imóvel.

De acordo com Gimenez, o fiador ganha pelo quesito praticidade, enquanto que, para contratar um seguro-fiança, a pessoa deve passar por uma análise de crédito. “Contudo, o bom pagador consegue acesso ao seguro-fiança facilmente. Por isso, é uma modalidade que vem tendo boa aceitação”, disse.

No seguro-fiança, as empresas oferecem adicionais como reparos emergenciais no imóvel, chaveiro, hidráulico, eletricista e vidraceiros, em até cinco atendimentos na vigência da apólice.

O seguro anual custa, em média, 1,5 vez o valor do aluguel, mais as taxas de condomínio e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), sendo que é possível optar pela contratação parcelada.

Para a contratação do seguro-fiança, o custo do aluguel deve ser inferior a 35% da renda do inquilino, no caso de pessoas físicas. O mercado oferece descontos de até 15% ao inquilino no momento de renovação do seguro.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host