UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/05/2010 - 20h05

Comissão do Mercosul aprova valor maior por energia de Itaipu

Infomoney
SÃO PAULO – A Comissão do Mercosul na Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5) a proposta que eleva o valor pago pelo Brasil ao Paraguai pela energia da usina hidrelétrica binacional de Itaipu.

Pelo Tratado de Itaipu, que foi assinado em 1973, a energia da hidrelétrica é dividida meio a meio entre os dois países. Porém, o Paraguai só consome 10% da parte que lhe cabe, sendo que o restante é vendido ao Brasil ao valor de US$ 120 milhões por ano.

Pelo acordo, esse valor passa para US$ 360 milhões por ano, segundo a Agência Brasil, o que, segundo os parlamentares que aprovaram a proposta, não deve ter impacto na conta de luz dos brasileiros.

Ao menos é o que diz o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), para quem a medida fará com o Brasil obtenha contrapartidas do Paraguai na regularização de atividades dos chamados “brasiguaios”, agricultores brasileiros que vivem no país vizinho.

Pressa

Após se encontrar com o presidente paraguaio, Fernando Lugo, na terça (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a aceleração da votação do projeto no Congresso Nacional.

Com a aprovação na Comissão do Mercosul, o projeto segue para análise nas comissões de Relações Exteriores, Finanças e Tributação e Constituição, Justiça e Cidadania, da Câmara, para depois ser enviado ao Senado.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host