UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/05/2010 - 13h30

Aneel fará audiências para discutir prejuízo de R$ 1 bilhão ao ano a consumidores

SÃO PAULO – A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) fará audiências públicas pelo período de 30 dias, a começar na próxima sexta-feira (28), para analisar possível erro no cálculo do reajuste de tarifas de energia elétrica.

Segundo a Agência Brasil, as audiências foram aprovadas pela diretoria da Aneel, em reunião pública ordinária que aconteceu nesta terça-feira (25) em Brasília.

Erro na conta

O TCU (Tribunal de Contas da União) constatou que as distribuidoras do País não consideraram, nos cálculos de reajuste, novas receitas obtidas a partir dos ganhos de escala decorrentes de novas conexões, o que deveria ser repassado às tarifas, reduzindo o custo aos consumidores.

Esse desentendimento no cálculo causou um prejuízo de cerca de R$ 1 bilhão por ano, entre 2002 e 2007, na conta de luz dos brasileiros.

Entre os participantes das audiências estarão o Ministério Público, empresas e órgãos de defesa do consumidor que, no fim do ano passado, realizaram manifestações pedindo o ressarcimento dos prejuízos causados aos consumidores.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host