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25/05/2010 - 10h12

Celular: do total de reclamações, 34,15% referem-se à cobrança

SÃO PAULO - Entre as reclamações contra operadoras de telefonia móvel registradas na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em abril deste ano, 34,15% eram referentes a problemas de cobrança. Elas somaram 21,388 mil, do total de 62,615 mil queixas.

Dados da agência mostram ainda que o segundo tipo de reclamação mais comum foi a relacionada ao atendimento: 8,156 mil reclamações ou 13,02% do total. Já as classificadas como desbloqueio do aparelho somaram 6,361 queixas (10,15%) e serviços adicionais com 5,703 mil reclamações (9,10%)

Ainda na lista constam problemas com promoções, que ficaram com 3,095 mil queixas, cancelamento (2,868 mil), problemas com reparos (2,772 mil), planos de serviços (2,582 mil) e bloqueios (2,488 mil).

No último lugar do ranking ficaram as queixas relacionadas a problemas com código de acesso – ao todo foram 1,680 mil reclamações.

Telefonia fixa, TV e internet

Dos protestos feitos contra operadoras de telefonia fixa, que somaram 49,361 mil, 32,73% ou 16,157 mil, referiam-se a reparo. Em segundo lugar na lista ficaram problemas referentes à cobrança, que somaram 11,100 mil queixas no mês passado (22,48%).

Problemas com o atendimento, instalação de acessos individuais e mudança de endereço seguem no ranking com 4,243 mil, 3,332 mil e 2,214 mil queixas registradas pela Anatel em abril. Reclamações devido a problemas com bloqueio somaram 2,089 mil, seguidas de queixas por planos de serviço (2,084 mil), cancelamento (1,875 mil), código de acesso (1,583 mil) e complemento de chamadas (1,233 mil).

Com relação às reclamações contra operadoras de TV por assinatura, 42,95% delas eram sobre cobranças, de um total de 5,375 mil queixas. Assim como em outros serviços de comunicação, problemas com reparo também aparecem na lista, com 756 queixas, seguidas das reclamações contra o atendimento (562), cancelamento (428) e instalação (303).

Semelhante às reclamações contra telefonia móvel, fixa e TV por assinatura, nos serviços de comunicação multimídia (banda larga e serviços de VoIP), questões relacionadas à cobrança ficaram em terceiro lugar, com 16,18% do total de 17,718 mil queixas. A maioria dos problemas foi relacionada a reparos (46,02%), seguidos por problemas de instalação, que tiveram 3,789 mil queixas em abril (21,38%).

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