UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/05/2010 - 08h00

Dia da Liberdade de Impostos alerta brasileiros sobre a cobrança de tributos

SÃO PAULO - Nesta terça-feira (25), os brasileiros ultrapassam a marca de R$ 474 bilhões pagos em tributos no ano. Além disso, na sexta-feira (28), será o dia em que deixarão de trabalhar para desembolsar com esses pagamentos exigidos pelos governos federal, estadual e municipal. Para comemorar o fim desse período e protestar contra a alta carga tributária do Brasil, será realizado o Dia da Liberdade de Impostos em diferentes localidades do Brasil.


Na ocasião, consumidores de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Caruaru (PE), Brasília, Florianópolis, Joinville (SC), Lages (SC), São Lourenço (MG) e Colatina (ES) poderão comprar gasolina com o preço livre dos impostos.

Os postos participantes reduzirão o preço normal do litro para o valor que o combustível teria se não fossem tributos como a Cide, PIS, Cofins e ICMS. Em SP, por exemplo, a redução será de 45%, enquanto em MG os valores diminuirão 43%. A cidade do Rio de Janeiro e Vitória realizaram o evento no último sábado (22).

De acordo com Paulo Uebel, diretor executivo do Instituto Millenium, que promoveu o evento no Rio, as pessoas descobriram o valor dos impostos quando foram abastecer. Para ele, é possível que, se as pessoas se conscientizarem do quanto pagam, elas possam buscam impostos menores. "A gente pode buscar uma essência maior do estado e fazer mais com menos", afirmou.

Para participar

Em São Paulo, o abastecimento será por ordem de chegada, a partir das 9h. Será limitada a 30 litros por veículo na capital paulista. A ação terminará apenas quando for encerrada a cota de 6 mil litros. A diferença no preço do combustível será paga pelas entidades organizadoras do evento.


Em Belo Horizonte, a venda também será limitada a 20 litros, com distribuição das senhas a partir das 10h e venda depois das 11h. O posto que participará da ação venderá até 5 mil litros de gasolina.

Já em Florianópolis o abastecimento será a partir das 9h30, sendo que será valido para os primeiros 145 carros, com limite de dez litros por veículo.


Serviço

Atenção aos postos que participarão da ação:


São Paulo: Posto Centro Automotivo Portal das Perdizes
Endereço: Av. Sumaré, esquina com a Rua Dr. Franco da Rocha - Perdizes


Belo Horizonte: Posto Albatroz
Endereço: Av. Afonso Pena, esquina com Av. Brasil - Praça Tiradentes

Florianópolis: Nienkotter
Endereço: Av. Ivo Silveira, 188 - Estreito

Joinville: Enxaimel
Endereço: Rua Visconde de Taunay, 1.214 - Centro

Lages: Raid
Endereço: Rua Dom Pedro II, 2.400 

Brasília: Posto Jarjour (Asa Norte)
Endereço: Eixinho de baixo norte, altura 208 norte 

Porto Alegre: Posto Firense
Endereço: Rua Santana, 345

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host