UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/05/2010 - 16h57

Brasil vai ao Paraguai discutir aumento do preço da energia comprada de Itaipu

SÃO PAULO – Um grupo de parlamentares brasileiros, lideradores pelo deputado Pepe Vargas (PT-RS), está no Paraguai para mais uma rodada de negociações sobre o aumento do preço da energia elétrica comprada pelo Brasil do país vizinho.

O Brasil paga US$ 120 milhões pela energia elétrica excedente gerada pelo país vizinho na Usina de Itaipu. Porém, o Paraguai quer elevar esse valor para US$ 310 milhões, segundo informou a Agência Brasil.

Por força do Tratado de Itaipu, assinado em 1973 por ambos os países, Brasil e Paraguai têm direito à metade, cada um, da energia elétrica gerada pela usina, sendo que o excesso do país vizinho é vendido preferencialmente ao Brasil.

Aumento do valor

Desde 2007 os países discutem o aumento de valor, assunto que já foi analisado por comissões binacionais formadas por técnicos e parlamentares dos dois países.

A contrapartida do Paraguai pelo aumento do preço da energia será a regulamentação das atividades dos “brasiguaios”, agricultores brasileiros que vivem no país vizinho.

No Brasil, a Comissão do Mercosul na Câmara dos Deputados aprovou no início deste mês a proposta que eleva o valor pago e ainda disse que isso não deve ter impacto na conta de luz dos brasileiros.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host