UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

31/05/2010 - 09h56

Crédito ao consumidor deve continuar crescendo nos próximos anos

SÃO PAULO – A oferta de crédito para o consumidor deve continuar crescendo nos próximos anos, segundo estudo realizado pela consultoria Tendências em parceria com o Sebrae.

De acordo com a pesquisa, a projeção é de que a oferta de crédito cresça, somente este ano, 10,3%, e 9,37% ao ano entre 2011 e 2014, levando em consideração o empréstimo para pessoa física e jurídica.

Em 2014, o crédito para pessoa física deve atingir cerca de R$ 800 bilhões, enquanto o crédito para pessoa jurídica deve ultrapassar os R$ 1,6 trilhões.

Dentre os motivos para a ampliação do acesso da população ao crédito estão o aumento da renda, a redução da informalidade no mercado de trabalho e as reformas microeconômicas. Além disso, as necessidades de expansão da capacidade produtiva e infraestrutura também contribuem para o aumento da oferta de crédito.

Renda

Ainda conforme previsões do relatório, nos próximos cinco anos, a massa de renda das famílias deve crescer, impulsionada pela expansão de 2,8% ao ano do rendimento real, e do crescimento de 2,3% ao ano no número de ocupados.

Em 2008, as regiões Sudeste, Sul e Nordeste respondiam pela maior parte da renda do Pais: 51%, 18% e 17%, respectivamente. As regiões Centro-Oeste, com 9% da renda, e Norte, 6%, vinham em seguida.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host