UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/06/2010 - 14h00

Consumidor está menos à vontade para comprar casa e carro

SÃO PAULO - Os consumidores estão um pouco menos confiantes quanto a comprar uma casa ou carro. De acordo com o INC (Índice Nacional de Confiança) da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), divulgado na última quarta-feira (9), a média dos que se sentem um pouco mais ou muito mais à vontade diminuiu de 38% para 36%, entre abril e maio.

Quanto aos que se dizem um pouco e muito menos à vontade, o índice passou de 35% para 34%, no mesmo período.

Compras menores

Ainda segundo o estudo, o INC dos consumidores que se mostraram um pouco mais ou muito mais à vontade para realizar compras menores, como a de um fogão ou uma geladeira, em maio, caiu três pontos em relação a abril: de 52% para 49%.

Já a média dos brasileiros que afirmaram se sentir um pouco menos ou muito menos à vontade para comprar esse tipo de produto agora do que há seis meses ficou em 25%, frente aos 24% registrados um mês antes.

Região e classe social

Ao considerar as compras maiores, como as de um carro ou casa, a pesquisa aponta que a classe social que se mostrou mais à vontade foi a AB, com 45% das respostas, contra 38% da C e 24% da DE. A região Sul apresentou 50% da população declarando estar um pouco ou muito mais à vontade com as compras maiores. Norte/Centro-Oeste e Sudeste ficaram, respectivamente, com 47% e 34% cada. Na região Nordeste, o índice foi de 27%.

No caso dos itens para a casa, como fogão e geladeira, a maior disposição veio novamente da classe AB, que apresentou índice de 55%. Na C, o apurado foi de 53%, e na DE, de 35%. Por região, o Sul apresentou o maior percentual de pessoas um pouco e muito mais à vontade para realizar este tipo de aquisição, de 59%.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host