UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/06/2010 - 10h50

Copa do Mundo pode ter impacto negativo para volume da Bolsa

SÃO PAULO – Um dos eventos mais aguardados pelos brasileiros começa nesta sexta-feira (11). África do Sul e México jogam na primeira partida da Copa do Mundo de 2010, e a expectativa é grande pela estreia do Brasil na próxima terça-feira contra a Coreia do Norte. Mas, no meio disso tudo, como fica a Bolsa? 

Analistas procurados pela InfoMoney avaliam que o volume de negócios da Bovespa deve sentir um pouco a temporada do torneio mundial de futebol, especialmente durante os jogos da seleção brasileira, mas não deve haver queda muito significativa. 

“O volume deve diminuir alguma coisa, mas não acho que seja tão expressivo. O mercado, na verdade, está em uma fase de volatilidade. Os investidores ainda tem problemas de liquidez no exterior e isso traz maior prudência nas operações por aqui”, avaliou o analista da Ágora, Álvaro Bandeira, em referência à redução do volume de negócios do Ibovespa na véspera. 

O principal índice da bolsa de valores fechou a quinta-feira (10) com pouco mais de R$ 5 bilhões negociados, abaixo da média total diária negociada na Bovespa no mês de maio, que ficou em torno de R$ 7 bilhões. Vale lembrar que o Ibovespa corresponde à maior parte do volume de negócios da bolsa. 

Pessoas físicas e bancos A equipe de análise da Socopa prevê que a movimentação deva diminuir especialmente entre os investidores pessoas físicas, mas que especialmente os estrangeiros devem continuar operando sem muitas mudanças. “A pessoa não vai deixar de apostar em uma oportunidade, deixar de lado a rentabilidade de seu investimento por causa de um dia.” 

Já o analista da SLW, Pedro Galdi, também lembrou que os bancos não vão operar durante os jogos do Brasil, o que também contribui com o menor ritmo dos negócios. “O volume deve cair mais nos dias de jogos da seleção e vai estar muito associado ao cenário. Se houver notícias positivas, o investidor não deve preferir ver a Alemanha ou a Inglaterra jogando.”

Horários

Na primeira fase da Copa do Mundo, o Brasil joga nos dias 15, 20, e 25 de junho. Mesmo nessas datas, a BM&FBovespa já divulgou que o pregão funcionará normalmente.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host