UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/06/2010 - 17h22

Emissão de CPF pela internet não tem data definida para começar

SÃO PAULO – A emissão do CPF pela internet, que estava prevista para o final deste mês, não tem mais data para começar.

Na segunda-feira (14), a Receita Federal publicou uma Instrução Normativa (1.042/10) permitindo a emissão do CPF instantaneamente pela Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Correios e também pela internet. Nos conveniados, a expectativa é de que o serviço esteja disponível ao final de agosto.

Porém, em relação à emissão pela internet, mais precisamente pelo portal da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), não há previsão, já que faz parte de uma segunda etapa do processo.

Sistema De acordo com a coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita, Maria Helena Cotta Cardozo, a emissão instantânea do CPF é o primeiro passo para a obtenção do documento pela internet. 

“Para que, algum dia, o CPF possa ser emitido pela internet, será necessário, primeiro, modernizar a emissão nos postos de atendimento conveniados”, disse, segundo a Agência Brasil.

Segundo Maria Helena explicou, a emissão pela internet depende de vários fatores, como a integração entre as bases de dados da Receita Federal e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), onde são armazenados os números de título de eleitor.

A Receita tem 180 milhões de CPFs cadastrados em sua base, sendo que são feitas 500 mil inscrições por dia.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host