UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/06/2010 - 07h45

Inadimplência do consumidor deve crescer no segundo semestre, prevê Serasa

SÃO PAULO – De acordo com o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência, divulgado nesta terça-feira (15), o nível de inadimplência dos consumidores deve crescer no segundo semestre.

De acordo com o estudo, em abril, a perspectiva de inadimplência do consumidor para os próximos seis meses apresentou aumento de 1%, a sétima alta mensal seguida, com o índice chegando a 100,5 pontos.

Segundo os analistas da Serasa, o crescimento acelerado do endividamento dos consumidores ao longo dos últimos trimestres e o novo ciclo de aperto monetário, em outras palavras, elevações da taxa Selic, e que deverá se prolongar durante o segundo semestre de 2010, tendem a contribuir para a elevação dos níveis de inadimplência dos consumidores.

Resistência

Por outro lado, na avaliação dos analistas da Serasa, mesmo com a perspectiva de aumento na inadimplência, o fato do índice ainda estar no nível 100 aponta que a inadimplência do consumidor não deve alcançar níveis tão elevados como o apurado entre o final de 2008 e início de 2009, quando a economia brasileira sentia os reflexos da crise econômica internacional.

O indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência dos Consumidores avalia, em um horizonte de seis meses, em que fase do ciclo estarão várias variáveis econômicas, como concessões reais de crédito, inadimplência, crise e recuperação.

 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host