UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/06/2010 - 17h37 / Atualizada 25/06/2010 - 17h46

Avaliação dos brasileiros quanto à economia do país foi a que mais evoluiu em maio

SÃO PAULO – O Brasil está entre os países que mais evoluíram na avaliação dos próprios cidadãos quanto à economia. Uma pesquisa realizada em maio deste ano pela Ipsos e divulgada na quinta-feira (24) mostrou que 39% da população mundial considera a economia de seu país “boa”. No Brasil, esse percentual sobe para 65%.

Os países com maior evolução na avaliação de sua economia em maio, na comparação com abril deste ano foram, depois do Brasil, que avançou cinco pontos percentuais, são Arábia Saudita (quatro pontos), Suécia (quatro pontos) e México (três pontos).

Os melhores colocados nas avaliações são Índia (85%) e  Arábia Saudita (80%). Em seguida, estão China (78%), Austrália (74%), Brasil (65%) e Canadá (64%).

No mundo

A empresa de pesquisa aponta ainda que o maior nível de otimismo do consumidor global foi em abril de 2007, quando 66% disseram que a economia do seu país estava “boa”. Já o nível mais baixo foi apresentado em abril de 2009, quando 29% dos consumidores disseram que a situação econômica do país estava “boa” - uma queda de 37 pontos.

Avaliando os grupos econômicos, no G-8 (grupo dos oito países mais desenvolvidos do mundo), a queda foi de três pontos. Os países europeus perderam um ponto na comparação entre as duas pesquisas. A América do Norte teve queda de três pontos, da mesma forma que a América Latina. A região da Ásia-Pacífico) cresceu um ponto e nos Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) não houve mudança.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host