UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/06/2010 - 10h02 / Atualizada 25/06/2010 - 10h53

Mais de 80% dos brasileiros consideram taxas do cartão de crédito abusivas

SÃO PAULO – Embora o número de usuários de cartões de crédito só venha crescendo no Brasil, 82% dos entrevistados na pesquisa da Fecomércio-RJ/Ipsos consideram as taxas de manutenção e de anuidade de seus cartões abusivas.

Desses, 64% acham as taxas abusivas devido ao seu valor elevado e 18% acreditam que deveriam pagar apenas uma em vez de duas taxas.

“O consumidor acha abusivo, mas não tem opção. Muitas vezes ele paga mais de uma taxa – anuidade e manutenção – e não tem como fugir disso”, declarou o economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos. “Quando você pergunta a opinião sobre as taxas, apenas 9% não as consideram abusivas”, comentou.

Para Travassos, o conforto do cartão de crédito é o que leva à ampliação do uso, apesar do consenso de taxas elevadas. “O consumidor considera as taxas elevadas, mas sabe que o cartão é uma ferramenta que o permite, sem burocracia, comprar um produto de maior valor em mais parcelas. E ele sabe que isso implica custos”, acrescentou.

Mas os juros estão menores

A pesquisa apontou, em contrapartida, aumento no número de pessoas que migraram de outras formas de pagamento para o cartão de crédito, motivadas pelos juros menores. Enquanto esse era o motivo de 27% dos entrevistados em 2009, neste ano, 37% alegaram diminuição nos custos como razão da migração.

Travassos lembra que a mudança que o setor verá a partir de 1º de julho, com o fim da exclusividade entre credenciadores e bandeiras, deve impulsionar ainda mais a queda das taxas. “Estamos enfrentando uma mudança na regulação que deve mudar o setor, incentivando a concorrência. Com esse aperfeiçoamento da legislação, a primeira mudança que veremos é um incentivo à concorrência a partir de 2010”, disse. “Esse é um ano importante, não só ao consumidor, mas também ao empresário do comércio, que está pagando taxas ainda muito elevadas e conseguirá reduzi-las ao poder usar a mesma máquina com vários cartões”, finalizou.

 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host