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01/07/2010 - 13h38

Falta de segurança impede avanço de compras pela internet

SÃO PAULO – A falta de segurança é o principal motivo para que os internautas não comprem pela internet, revelou uma pesquisa realizada pelo Site Blindado S/A com 4 mil pessoas.

O objetivo do levantamento era descobrir porque existem 40 milhões de internautas que fazem transações financeiras, segundo dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), mas apenas 17,6 milhões compram pela web, de acordo com a e-bit, tendo em vista que em ambas as situações é preciso digitar dados pessoais.

Falta de segurança Os dados mostraram que, em um terço das situações, a compra não é feita pela internet por falta de segurança.

“Poucos sistemas de buscas mostram ao e-consumidor os sites que oferecem selos de segurança. Por isso, o consumidor precisa saber identificar e conhecer os diferenciais de adquirir produtos por sites blindados contra hackers e outras formas de roubo de dados, para que se sinta seguro na hora de efetivar sua compra”, disse o diretor do site, Mauricio Kigiela.

De acordo com ele, enquanto os bancos oferecem soluções de segurança aos clientes, os sites de e-commerce ainda não fazem uma campanha forte para os internautas sobre como identificar um portal que permite realizar transações com mais segurança.

Outros motivos O medo de não receber o produto também foi indicado como um dos motivos para não comprar pela internet, com 18% de situações em que isso ocorre, bem como possíveis problemas com troca de produtos (16%) e o fato de ter de pagar frete (15%).

Entre os motivos para comprar pela internet, o destaque ficou com a comodidade e o acesso 24 horas, com mais de metade das respostas.

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