UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/07/2010 - 09h56

Licenciamento de veículos com placa final 4 vai até o dia 30 deste mês em São Paulo

SÃO PAULO - Os proprietários de veículos com placa final 4 têm até o dia 30 deste mês para fazer o licenciamento no estado de São Paulo. A taxa cobrada é de R$ 55,83.

Desde o dia 1º de abril, donos de veículos automotor, reboque e semirreboque de todas as placas podem cumprir com a obrigação. Para fazer o licenciamento, o proprietário do veículo ou seu representante legal (devidamente constituído) deve apresentar um documento de identidade, o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), os comprovantes das taxas pagas (incluindo o Dpvat) e o documento do ano anterior.

O cidadão pode optar em fazer o licenciamento no órgão onde o veículo está cadastrado, nos postos do Detran (Shoppings Aricanduva e Center Lapa), nas unidades de atendimento do Poupatempo ou pelo Sistema de Licenciamento Eletrônico.

Calendário

No dia 31 de dezembro do ano passado, o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) publicou a Portaria nº 2.405 no Diário Oficial do Estado, regulamentando o calendário anual para o licenciamento de veículos no exercício de 2010.

Cabe ressaltar que, desde 1º de abril, todos os veículos já podem fazer o licenciamento, sendo que, para cada placa, há um prazo limite, conforme tabela abaixo: 

Final da placa Prazo final
1 30 de abril
2 31 de maio
3 30 de junho
4 30 de julho
5 e 6 31 de agosto
7 30 de setembro
8 29 de outubro
9 30 de novembro
0 31 de dezembro

Já para os veículos de carga, registrados como caminhão, o prazo para renovar o licenciamento é outro:

Final da placa Prazo final
1 e 2 30 de setembro
3, 4 e 5 29 de outubro
6, 7 e 8 30 de novembro
9 e 0 31 de dezembro

Fonte: Detran-SP

Inspeção veicular: atenção para mudança de prazos

Este ano, todos os veículos cadastrados no município de São Paulo devem fazer a inspeção ambiental veicular 90 dias antes do prazo final para o licenciamento. 

Os veículos novos, registrados em 2010, estão dispensados da inspeção no primeiro licenciamento. Todos os demais veículos registrados deverão fazer a inspeção, independentemente do ano de registro no Detran-SP.

Quem não realizar a inspeção ficará impedido de licenciar o veículo, transferir a propriedade, mudar o município de registro, alterar características ou categoria, expedir a 2ª via do CRV (Certificado de Registro de Veículo) ou do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento), em qualquer situação, e inserir ou baixar gravames, quando necessária a expedição de novo CRV.

Além de todos esses impedimentos, o proprietário estará sujeito a receber multa de R$ 550.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host