UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/07/2010 - 15h03

Ouro: opção de investimento em épocas de incertezas

SÃO PAULO - Mais procurado em épocas de crise e de instabilidade econômica, o ouro foi, ao final de junho, considerado o melhor investimento do mês. No semestre, essa é a segunda vez que o metal é considerado a melhor opção para os investidores, já que, em abril, a commodity também assumiu o topo entre as melhores aplicações do mês.

“O ouro é uma das opções seguras de investimentos durante épocas de incertezas por sua reserva de valor durável, por ser um ativo financeiro aceito internacionalmente e de liquidez imediata”, explica Mauriciano Cavalcante, operador de mercado de Ourominas.

Mais de 300% em 10 anos
 

De acordo com Cavalcante, nos últimos dez anos, o metal teve valorização de 338% no mercado financeiro. “Quem investiu em ouro em 2000, por exemplo, quadruplicou o valor do capital investido até junho de 2010”, contabiliza Cavalcante.

Antes de investir no metal, portanto, é preciso avaliar o prazo da aplicação. “O ouro é sempre considerado interessante a médio e longo prazo. Mas quem precisa do dinheiro em seis meses ou um ano, pode não ter o retorno esperado”, adverte.

No semestre

Dólar, bolsa e ouro brigaram no semestre pelo topo do ranking de melhor investimento.

De janeiro a junho, as três modalidades de revezavam na posição, como mostra a tabela abaixo:

 

 

O melhor investimento do mês

 
Período Aplicação Ganho nominal Ganho real*
Janeiro Dólar 7,67% 7%
Fevereiro Bolsa 1,68% 0,49%
Março Bolsa 5,82% 4,83%
Abril Ouro 1,90% 1,12%
Maio Dólar 4,34% 3,11%
Junho Ouro 2,78% 1,91%

 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host