UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

08/07/2010 - 11h51

IPI menor em construção beneficia família que ganha até cinco mínimos

SÃO PAULO – A manutenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido em materiais de construção beneficia principalmente as famílias com renda até cinco salários mínimos, de acordo com a Anamaco (associação dos comerciantes do setor).

A prorrogação está em decreto publicado no dia 29 de junho no DOU (Diário Oficial da União). “O decreto é válido para a cesta básica de material de construção, ou seja, aqueles produtos imprescindíveis na construção de uma casa popular”, afirmou o presidente da Anamaco, Cláudio Elias Conz.

De acordo com ele, os consumidores do setor contratam pedreiro, pesquisam os materiais, fazem orçamento, para depois comprarem. Isso sem falar que, durante a obra, eles ainda voltam ao ponto de venda para repor produtos, o que mostra o planejamento na aquisição.

Vendas do setor Além da manutenção do IPI, as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do programa habitacional federal Minha Casa, Minha Vida, contribuem para o aquecimento do setor, que está em um cenário totalmente diferente do registrado no ano de 2009, em que havia crise.

Segundo o presidente da Anamaco, as indústrias estão fazendo investimentos pesados em aumento de produção e capacidade de entrega.

“O consumidor tem até dezembro para comprar materiais de construção com desconto de IPI. Ao mesmo tempo, o País se prepara para concretizar o maior programa habitacional de sua história e, também, para sediar os principais acontecimentos esportivos de 2014 e 2016. É claro que estamos otimistas porque tudo isso move a nossa locomotiva, nos dando a certeza de que teremos um espaço extraordinário para crescer nos próximos seis anos”, afirmou.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host