UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

08/07/2010 - 12h12

Para professor da FGV , inflação continuará estável nos próximos meses

SÃO PAULO – A queda nos preços dos alimentos e a mudança de hábitos de consumo por conta da Copa do Mundo fizeram com que a inflação oficial brasileira, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ficasse estável no mês de junho, e essa realidade deve continuar assim nos próximos meses.

Para o coordenador do Centro de Estudo em Finanças da FGV-EAESP, William Eid Junior, outros fatores influenciaram a queda de 0,43 ponto percentual no IPCA frente ao índice registrado em maio, chegando a 0% no mês passado: a perspectiva de alta nas taxas de juros, o que inibe o consumo e a estagnação na oferta de crédito.

Para os próximos meses, Eid Junior estima que o IPCA continue estável, em função dos juros e de uma possível pressão cambial. Para quem quer investir, a recomendação é manter o controle do orçamento e gerar reservas futuras.

“Não interessa o cenário. O importante é resistir à euforia do consumismo”, declarou o professor.

Investimentos

Par quem dispõe de menos capital para investir, a indicação é aplicar em poupança, fundos DI e de renda fixa. Para o investidor que pode aplicar quantias maiores e aguardar o retorno após alguns meses ou anos, o especialista sugere o mercado de ações. “Procure um bom fundo de ações. Mas isso é para o longo prazo”, finalizou.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host