UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/07/2010 - 16h00

Golpe de páginas falsas de bancos na web mais que dobra neste ano

SÃO PAULO – O número de notificações de páginas falsas de bancos – golpe conhecido na web como "phishing" – apresentou um aumento de 136% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2009. Na comparação com o trimestre anterior, o acréscimo foi de 47%.

Números do CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança  no Brasil), órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet, indicam, porém, que houve queda de 22% nos relatos sobre cavalos de troia - programas utilizados para furtar informações e credenciais de acesso a serviços online, em relação ao primeiro trimestre deste ano. Quando comparado aos números do mesmo período em 2009, não houve evolução.

O órgão ainda constatou aumento das notificações sobre ataques a servidores web, de 14%, frente ao trimestre anterior,  e de 28%, em relação ao mesmo período de 2009.

Ameaças

As notificações de incidentes contabilizaram mais de 23 mil casos no segundo trimestre de 2010, o que corresponde a um crescimento de 16% frente ao trimestre anterior, mas a uma queda de 59% na comparação com 2009. "O maior responsável pela queda em relação ao segundo trimestre de 2009 foi a redução das notificações de eventuais quebras de direitos autorais, por meio de distribuição material em redes P2P (de compartilhamento de arquivos)", explicou a analista de segurança do CERT.br, Cristiane Hoepers.

Já em relação às atividades relacionadas à propagação de worms - vírus - foram recebidas quase 5 mil notificações, o que corresponde a um decréscimo de 19% em relação ao trimestre anterior e acréscimo de 36% em relação ao mesmo período de 2009.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host