UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/07/2010 - 08h00

Principal motivo do endividamento das mulheres são os imprevistos

SÃO PAULO – Imprevistos são os principais vilões para o orçamento das mulheres. Em mais de um terço dos casos, elas ficam endividadas por conta do “surgimento de algum problema”.

O dado é de pesquisa realizada pela Sophia Mind, em junho deste ano, com 913 mulheres com renda própria, entre 18 e 60 anos. O objetivo era entender o perfil das mulheres que se endividam, o que causa a situação e como lidam com ela.

Outro fator que faz com que as mulheres se endividem é o “desajuste do orçamento doméstico”, indicado por 22% das entrevistadas.

As compras As compras costumam fazer com que elas se endividem. As de alto valor, como de automóveis e imóveis, são responsáveis pelo endividamento de 12% das mulheres, enquanto as compras supérfluas deixam 11% delas endividadas.

De acordo com a pesquisa, 70% das mulheres costumam fazer compras a prazo/crediário, mas sabem quanto podem gastar. Outras 11% compram a prazo, contudo, não controlam os gastos, enquanto 19% afirmaram que só compram à vista.

As compras supérfluas estão concentradas nas mulheres de até 30 anos de idade. Já a compra de um bem de alto valor, entre mulheres de 26 a 40 anos.

As mulheres ainda afirmaram que os motivos que as levaram ao endividamento foram uma doença (7%), uma viagem (2%) e o nascimento dos filhos (2%).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host