UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

20/07/2010 - 10h14

Perdas irregulares de energia poderiam abastecer uma cidade do tamanho de SP

SÃO PAULO - Do total de energia gerada no Brasil, 5,8% é consumida em ligações irregulares, os famosos gatos, segundo dados da Aneel (Agência Nacional de Energias Elétrica), divulgados pela Planeja & Informa Comunicação e Marketing.

O montante seria o suficiente para abastecer 19 milhões de famílias em um mês, ou 230 milhões de residências por um ano, uma cidade do tamanho de São Paulo, já que o consumo médio mensal de energia da família brasileiro é de 100kw/h.

“Praticamente 100% das perdas não técnicas referem-se a furto de energia. Fazemos revisões tarifárias a cada quatro anos, quando calculamos as perdas do ciclo. Ano passado, quando concluímos o somatório das 61 empresas distribuidoras de energia, chegou-se ao número de 23.239 gigawat/hora, ou seja, 5,8% de toda a energia gerada foi consumida pelos gatos”, explica o superintendente de regulação da comercialização da eletricidade da Aneel, Ricardo Vidnich.

Soluções

Com o objetivo de amenizar o problema, Vidnich acredita que seja necessário fazer um trabalho de conscientização da eficiência energética na população de baixa renda.

“Em um processo inicial é necessário reduzir os valores da conta para os clientes de baixa renda, até que eles possam se conscientizar da necessidade de consumir menos. Além disso, as instalações elétricas nas favelas são as piores possíveis. Por isso, a empresa pode dar um tempo, que é de aproximadamente seis meses, na cobrança da tarifa não integral, e há em paralelo a troca dos equipamentos destas pessoas, que vão se habituando com a nova realidade”.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host