UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

20/07/2010 - 13h12

Selic pode subir pela última vez no ano e notícia é boa para consumidor, diz Anefac

SÃO PAULO - O Copom (Comitê de Política Monetária) está reunido para anunciar, na próxima quarta-feira (21), o novo patamar para a taxa básica de juro. Para o vice-presidente da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Miguel de Oliveira, a elevação deverá ser de 0,5 ponto percentual e tem grandes chances de ser a última do ano.

"Vai depender do comportamento dos índices de inflação. Mas os últimos números vieram melhores do que se esperava, então o Banco Central não deve ser tão pessimista com relação à inflação. Isso me faz acreditar em um aumento amanhã, de 0,5 ponto percentual, sem novas elevações".

Boa notícia

Ainda segundo Oliveira, se as elevações realmente chegarem ao fim, a notícia é boa para o consumidor. "Para o consumidor é bom porque bancos param de subir juros, a economia não se desacelerará. Quando os juros aumentam, o endividamento cresce e o consumo fica mais difícil".

O executivo disse também que, com o fim das elevações, não são só os consumidores que se beneficiam. "Todo o País sai ganhando. O governo economiza no financiamento da dívida publica, isso diminui a pressão pela arrecadação dos impostos e por aí vai. Por isso acho que há chance de essa ser a última elevação do ano", completa.

Mas será que as elevações que já aconteceram este ano impactaram na forma como os brasileiros compram? Oliveira diz que não. "Neste ano o Banco Central subiu a Selic em 1,5 ponto percentual, mas as taxas de juros ao consumidor subiram 0,75 p.p., ou seja, os juros ao consumidor subiram menos, porque há concorrência entre as instituições financeiras e elas seguram o aumento. Então os consumidores sentiram muito pouco as elevações. Para se ter uma ideia, em um financiamento de 12 meses, a parcela encareceu apenas alguns centavos, então o brasileiro continuou comprando da mesma forma", finaliza o vice-presidente.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host