UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/07/2010 - 10h15

Qualidade do crédito ao consumidor cai 0,3% no segundo trimestre de 2010

SÃO PAULO - A qualidade do crédito ao consumidor piorou no segundo trimestre deste ano. A queda foi de 0,3%, o que fez que o indicador alcançasse 80,3 pontos. Os dados são da pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta segunda-feira (26).

Segundo os economistas do Serasa, o recuo é resultado do aumento acelerado do endividamento dos consumidores, especialmente a partir de meados do ano passado, estimulado pelas condições de crédito mais favoráveis, pela evolução do emprego e pelas medidas de isenções tributárias em determinados segmentos de bens duráveis.

Também contribuiu com este cenário, segundo o indicador, o fato de que a evolução do endividamento não foi acompanhada, na mesma proporção, pelos incrementos na renda do consumidor.

Trajetória  Independentemente da queda, o índice ainda permanece em nível acima do registrado nos meses que antecederam a crise financeira mundial. O resultado obtido no segundo trimestre deste ano é o segundo maior desde o terceiro trimestre de 2008.

O indicador avalia, em uma escala de zero a 100, a qualidade de crédito do consumidor: quanto maior, melhor a qualidade e, portanto, quanto menor, pior a qualidade, o que significa que há mais chances de inadimplência.

O indicador O Indicador de Qualidade do Crédito segue o conceito que existe nas economias mais desenvolvidas. Ele é usado como referência para o mercado e para definição de expectativas do empresário e do consumidor.

Com divulgação trimestral, o indicador mostrará, quando houver melhora da qualidade do crédito, uma tendência ao declínio da inadimplência e, a partir daí, espaço para redução das taxas de juros, já que há um risco menor.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host